Saturday, June 16, 2007

Nunca pensei que fosse tão difícil escolher um nome

É a nossa "marca de água" para toda a vida. 37 semanas depois ainda não consegui escolher o teu nome. O primeiro problema: que critério utilizar?. Poderia optar por um nome de uma figura histórica ou mítica? Poderia escolher homenagear alguém da minha família ou amigo? Poderia optar por um nome que simplesmente acho bonito? Mas há quem diga que o nome pode determinar a vida da pessoa e nesse caso não posso errar na escolha... Gosto de Atena, porque é a deusa guerreira da sabedoria. Mas todos me avisam que se for esse o nome ela vai ser a risota da escola. Gosto de Ana. Gosto de Maria José porque é o nome da minha avó e da minha mãe, duas das mulheres que mais admiro. Seria uma forma de homenagear a minha avó que desapareceu o ano passado. No meu caso os meus pais optaram por Ana Madalena em homenagem a Ana Madalena Bach, mulher do Bach.
Para me ajudar a minha irmã imprimiu uma lista de 40 páginas dos nomes fora de comum que foram autorizados pelo Ministério da Justiça. Existem os nomes mais estranhos: Abna; Açucena; Ada; Adália; Afonsina; Agonia;Aldara; Alegria; Aldora; Alfreda; Almesinda; Amorina; Anaisa; Anatilde;Andrelina;Anésia; Antonina; Aquira; Ava; Beanina;Brázia; Calila; Carela; Cereja; Claudemira; Cristela; dafne;Donatila; Dúlia;Dartina; Eárine; Engelécia... A lista é infindável e há nomes que os pais deviam ser proibidos de pôr aos filhos. Estou a contar que quando olhar para ti a primeira vez o nome vai surgir por artes mágicas. Caso isso não aconteça alguém tem alguma sugestão?

2 comments:

lufada said...

ana atena (mas atena acho que não passa na conservatória...)
maria madalena, pelo caracter simbólico e perverso
ana catarina, ana porque sim, e catarina porque tu gostas e é bonito.
maria josé - pela homenagem justissima,... mas só lhe chamarias maria ou 'zé'
mastilde : tem un significado engraçado, não é?
luana - lua+ ana
... vou pensar em outros, ok?

lufada said...

lapso: matilde